Na mais famosa cidade histórica de Minas Gerais – conhecida internacionalmente em função do ciclo do ouro brasileiro e de seu circuito histórico-patrimonial tipicamente luso-colonial – se consolida, desde 1998, um projeto de fraternidade, respeito e crescimento coletivo: a República Calamidade Pública, completando 20 anos de existência em 2018.Nessas últimas duas décadas a CP foi o lar escolhido por diferentes estudantes, vindos de várias regiões do mundo, caracterizando-se pela receptividade e pela pluralidade de experiências e culturas convivendo em um mesmo lugar.

Desde a sua fundação, a Calamidade manteve-se vinculada junto aos movimentos culturais e políticos da comunidade estudantil da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), em prol da construção de mais oportunidades e da melhoria nas relações sociais em Ouro Preto.
À nossa madrinha Dona Maria do Carmo, que na época de fundação era assistente social da UFOP, atribui-se o nome de batismo da casa – uma alusão às “condições calamitosas” nas quais os estudantes se encontravam naquele momento. Compunham a primeira geração de calamitosos, os guerreiros Pará, Vô Zé e Bokas, sendo um mestrando em Geologia e dois estudantes de Direito respectivamente.

Após um início conturbado e de relativa escassez de recursos, a república passou a firmar-se cada vez mais no mundo republicano-estudantil do município, iniciando um dinâmico processo de construção de sua identidade, estruturando-se principalmente sobre as bases da amizade, do companheirismo, do respeito e da aprendizagem mútua, conceitos estes que fazem parte dos princípios e valores calamitosos.
Em um momento de mais estabilidade, a casa institucionalizou-se formalmente como ARECAP (Associação República Calamidade Pública – existente desde 2001). Com tal status tornou-se pioneira na cidade de Ouro Preto em questões referentes ao modelo institucional do processo republicano-estudantil.Com sede inicial na Vila Aparecida, região entre o Centro Histórico e o Morro do Cruzeiro, a República migrou-se em 2004/2005 para o Centro, onde localiza-se hoje. A apenas cem metros da Praça Tiradentes, situada entre as regiões das “Lages” e “Antônio Dias”.

Anualmente a república comemora orgulhosamente seu Aniversário e o 12 de Outubro (Aniversário da Escola de Minas), reunindo orgulhosamente seus 36 ex-alunos, 15 homenageados, moradores, familiares e amigos, em intensos e calorosos “Rocks”. Tradicionalmente regados a cerveja e cachaça mineira, ferramentas indispensáveis ao lado do memorável “Batidão na caixa d’água” e do bom e velho Rock ‘n roll.

Conectada na luta por melhores condições estudantis e novas relações com a comunidade, a república faz parte da fundação e organização do Beer Fest; maior cervejada universitária sem fins lucrativos de Ouro Preto, evento realizado inicialmente em comemoração à primeira vitória nas eleições do Diretório Central Estudantil (DCE) obtida por uma chapa de repúblicas particulares em 2003, na república Partenon.

A República também é membro da Associação de Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (ARROP), a qual carrega a função social de se integrar e contribuir com a comunidade ouro-pretana, promovendo eventos educacionais para a população, campanhas de doação, mutirões para limpeza e reforma e outras ações de auxílio e retribuição.

Desde de 2014 a CP realiza o Rock do Disco Voador: uma festa que nasceu da intenção de valorizar e promover a cultura dos discos de vinil. Além da boa música, cerveja gelada, energia positiva e bons encontros, o público pode trazer seus discos para tocar, trocar e vender. A cada edição homenageamos algum artista ou banda nacional, afim de valorizar o que há de melhor na riquíssima música brasileira.
Com mais de 10 anos de experiência e excelência, a República Calamidade é a organizadora do #CarnaCP! Oferecemos atualmente diferentes pacotes que incluem: hospedagem, café da manhã e almoço em restaurante, festas e blocos open-bar, juntando foliões de diferentes lugares do mundo numa folia inesquecível! Hoje a CP não só continua levando adiante os valores que foram incorporados desde sua fundação, como também sempre busca se reinventar e inovar.

Venha conhecer nossa casa e desfrute destas e tantas outras experiências republicanas!